Dos 7 livros citados por ele, 4 eu já conhecia e já preparei a compra dos outros 3, depois de ler algumas resenhas que encontrei na internet.
Segue a lista dos livros:
1)”Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames”, Ian Bogost
Livro do pioneiro dos games Ian Bogost, analisa o poder persuassivo dos jogos, com destaque para três áreas: educação, publicidade e política.
2) “Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço”, Janet H. Murray
Publicado em 1997, já se tornou um clássico dos estudos sobre linguagem eletrônica e narrativa interativa. Alguns exemplos são ultrapassados, mas os conceitos básicos são fundamentais.
3)”Newsgames: Journalism At Play”, Ian Bogost
Livro raro que aborda especificamente newsgames, a obra de Bogost propõe uma classifcação recheada de exemplos de jogos jornalísticos, inclusive com casos históricos de jogos no jornalismo impresso.
4)”A Theory of Fun for Game Design”, Raph Koster
Alternando texto e ilustração, Raph Koster virou referência no mundo do game design, numa reflexão – que serve pra prática – sobre o poder de engajamento e entretenimento dos games.
5)”Cultura da Convergência”, Henry Jenkins
Estuda as novas mídias e como esses meios convergem. Referência não só para games, mas para dois termos hype que publicitários e teóricos adoram: “transmedia” e “storytelling”.
6) “Rules of Play: Game Design Fundamentals”, Katie Salen e Eric Zimmerman
Uma tentativa de sistematizar a arte de produção de games, referência para quem quer se aventurar na criação e produção de jogos.
7) “Reality Broken: Why Games Make Us and How They Can Change the World” “, Jane McGonigal
O subtítulo do livro já entrega tudo; segundo McGonigal, jogar até 3 horas por dia pode tornar as pessoas melhores e os conceitos aprendidos nos games podem ajudar a mudar o mundo real.
E aí? Já decidiu qual você vai comprar primeiro?
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