Quem sou eu

Minha foto
Um geek old school que adora criar coisas, ensinar e beber cerveja, não necessariamente nessa ordem!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Euclideon, a revolução dos gráficos 3D

    Quem é antenado em novas tecnologias para o mundo da computação gráfica, quem é modelador, level design ou quem trabalha na industria de games e computação gráfica em geral certamente já ouviu falar do Euclideon.

    Trata-se de uma tecnologia bastante nova, foi apresentada em 2010, e que promete revolucionar os gráficos para games. Os caras andaram meio sumidos, mas agora apareceram com novidades e até um vídeo que, cá entre nós, mostra gráficos que eu adoraria ver em meus jogos favoritos, sem falar que deixa a CryEngine no chinelo.

    Atualmente, para renderizar modelos 3D, usamos um sistema baseado em polígonos. O Euclideon quer quebrar esse paradigma, trazendo o conceito de átomos. A ideia é que os 3Ds passem a ser renderizados usando esses pequenos pontos, átomos microscópicos, que permitirão uma definição e detalhes muito maior do que acontece hoje com os polígonos, cerca de cem mil vezes mais detalhes!

    A empresa australiana diz ainda que conseguem converter modelos 3D tradicionais e poligonais em modelos constituídos por seus microscópicos átomos. Vejam o vídeo abaixo para entender do que essa tecnologia é capaz:


    O que você acha? Será que esta tecnologia sai do papel e invade a próxima geração de games? Será que as empresas não resistirão à uma mudança tão drástica na forma de desenvolvimento de games? Nos resta esperar e torcer!


Diablo 3: Detalhes sobre a Auction House liberados

Vendendo Itens na Auction House
    O recente lançamento do Beta fechado de Diablo 3 revelou uma série de segredos até então guardados a sete chaves. O beta nos permitiu não apenas ver em detalhes duas das classes como também enfrentar com todas as opções os NPC's e até mesmo criar personagens. Agora, temos um vídeo nos mostrando detalhes do funcionamento da Auction House.

    Ainda que no beta podíamos utilizar algumas operações da Auction House, sabíamos que aquilo não era tudo que teríamos de novidades por lá. Portanto, devemos agradecer por este vídeo explicar as coisas antes do lançamento do jogo, pois se assim fosse, teríamos de aprender durante o jogo, e isso não é legal certo?

    A interface da Auction House parece um pouco familiar para quem joga WOW, pois se assemelha muito a Auction House desse game. No beta, os jogadores podiam utilizar apenas moeda in-game, porém na versão full, há mais opções. Uma delas utiliza dinheiro de verdade, bastando um clique para levar você direto à tela do PayPal. Você pode fazer o pagamento e então recebe "gold" para comprar seus itens.


    Você pode ofertar, vender e até mesmo procurar itens. Está tudo separado por áreas, como equipamentos, então você pode procurar categorizadamente. Também há a possibilidade de escolher para quem você está comprando o iten, no caso de você possuir mais de um personagem. No final das contas, a interface é rápida, prática e bastante intuitiva de usar. Basta saber se o modo "real-time payment", ou seja, pagamento em tempo real, vai ser em tempo real mesmo...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fábrica de games vai se instalar em Manaus

Mercadante disse que Brasil terá grande fábrica de
games (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
    O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira (13) que deve anunciar ainda em setembro a instalação de uma “grande fabrica” de jogos eletrônicos na zona franca de Manaus (AM).

    “É um investimento grande, importante, que vai gerar emprego. É uma fábrica de ponta na área de games, que vai abrir um mercado muito promissor para o Brasil”, disse o ministro após participar de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado.

    Mercadante não quis dar mais detalhes sobre a fábrica, como o país de origem do investidor e o valor que será aplicado no empreendimento. Ele disse que o acordo para a instalação da planta prevê transferência de tecnologia para o Brasil.

Fonte: G1



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Da Unity para o Flash: Em um piscar de olhos!



    O pessoal da Unity tem trabalhado pra caramba nos últimos tempos! É novidade atrás de novidade e a última é quentíssima, agora você pode publicar o que criar na Unity para rodar no Flash Player!

    Na prática isso significa que a partir da Unity, além dos motores padrão para os quais já se podia publicar, você poderá publicar para o Stage 3D, anunciado para o Flash 11.

    Desde o anuncio inicial, muitos interessados surgiram, bem como muitas dúvidas do que significaria a Unity oferecer suporte Flash. Daremos agora uma espiadinha.

Unity para desenvolvedores Flash

    O pessoal da Unity está preparando um Flash Day, que acontecerá dia 27 de Setembro, um dia antes da Unite Conference. Neste dia, eles mostrarão projetos prontos e falarão sobre a nova funcionalidade, dando aos desenvolvedores um bom ponto de partida.

    O vídeo abaixo mostra o demo do jogo Shadowgun, da Madfinger Games, um jogo para iOS & Android Unity construída. Só que agora, ele é exportado para execução no Flash Player!



    O desempenho parece bom e as coisas parecem estar indo bem! Vamos ver quais são os novos públicos que a Unity acrescentará com mais essa novidade!