Quem sou eu

Minha foto
Um geek old school que adora criar coisas, ensinar e beber cerveja, não necessariamente nessa ordem!

sábado, 18 de junho de 2011

Shigeru Miyamoto fala sobre o WII U

Passeando pelo IGN ontem vi uma matéria interessantíssima que fala sobre uma entrevista onde Shigeru Miyamoto, a mente por trás de Mario e Zelda, revela informações sobre os planos da Nintendo.

Segue aqui uma tradução-livre da matéria, feita por mim.

Shigeru Miyamoto fala sobre o WII U
Saiba porque a Nintendo esperou tanto para entrar no mundo da Alta Definição

Shigeru Miyamoto

Em recente entrevista a Tim Turi, do site Game Informer, Shigeru Miyamoto compartilhou algumas informações sobre o novo console da Nintendo. Quando perguntado sobre o porquê da empresa ter esperado até agora para adotar o sistema HD, ele disse que isso estava nos planos desde que se começou a trabalhar na primeira versão do WII.

Por muitas razões a empresa decidiu optar pela não implementação do sistema HD naquela época, porém a crescente expansão e desenvolvimento da tecnologia HD se deu de forma muito mais rápida que a empresa esperava, o que fez com que eles considerassem imprescindível a implementação de tal sistema em seu novo console. "Nós acompanhamos o desenvolvimento dos sistemas de Alta Definição e vimos que isso se deu muito rápido, então decidimos que seria muito importante implementarmos esta funcionalidade" disse Miyamoto-sama (Na matéria original Miyamoto é chamado pelo IGN de Miyamoto-san, mas creio que vocês concordam quando o chamo de Miyamoto-sama!).

Sobre o como deve ser feita a utilização da tela touch do novo controle por parte dos desenvolvedores, Miyamoto disse "Não estamos impondo nenhum tipo de restrição quanto a forma de adaptação das novas funcionalidades aos jogos desenvolvidos." Segundo ele, a maioria dos desenvolvedores opta pelo controle WII Motion, pois o número de notões nos controles do WII as vezes é demasiadamente limitado em comparação com outras plataformas para as quais esses desenvolvedores costumam produzir. Disse ainda que provavelmente os desenvolvedores sentem a necessidade de usar este tipo de controle para conseguir implementar as variações de Gameplay que buscam.

O controle do WII U, é claro, foi criado para mudar isso. "Sim, ele tem sensor de movimentos e também uma tela touch, mas tem também uma grande variedade de botões que podem e devem ser usados juntamente com estas funcionalidades. Dessa forma, caberá aos desenvolvedores decidirem se querem aproveitar os botões, o sensor de movimento ou a tela de touch, implementando o gameplay que melhor se encaixa no jogo que estiverem produzindo!" Disse ele.

Outra revelação de Miyamoto-sama, foi o porquê de não mais termos visto consoles "púrpura atômicos" (não achei tradução melhor pra atomic purple, mas acho que dá pra entender, kkkk). Ele disse que, particularmente, gosta muito de usar cores extravagantes nos consoles da empresa, porém, descobriu com o WII que cores muito chamativas e "brilhantes" davam a seus consoles uma aparência de serem voltados ao público infantil.

"O que buscamos agora na verdade é uma perspectiva de design que seja voltada a todas as idades e uma das melhores maneiras de fazê-lo foi diminuir o uso de cores." Disse ele. Totalmente preto ou totalmente branco seriam as escolhas mais óbvias e segundo as pesquisas da empresa o branco tinha mais apelo, daí a cor do WII.


Leia a matéria do IGN aqui.

Leia a matéria original da Game Informer aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário