Quem sou eu

Minha foto
Um geek old school que adora criar coisas, ensinar e beber cerveja, não necessariamente nessa ordem!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

8 Jogos da ficção recriados na vida real

Fãs de Harry Potter aguardam na fila do cinema
    Que existem fãs de diferentes níveis, todos sabemos. Há desde o fã que se contenta em comprar os HQ's e lê-los sozinho, ao que se junta à comunidades, vai a marchas e participa de fóruns, há desde o cara que se contenta em compara os filmes e ver em casa, até o maluco que vai fantasiado pra fila do cinema uma semana antes da estréia, há desde aquele cara que sabe tudo sobre animes e mangás e guarda pra si ou pra um círculo de amigos próximos até o cara que vence concursos de cosplay, mantém um fórum ou até um site, desde o fã que se contenta em assistir, ler ou jogar, ao que compra tudo que se relaciona a sua paixão!


Cosplayers de Gai Sensei e Rock Lee



    Eu particularmente sou um tipo intermediário, das séries, filmes, animes e jogos que sou fã, tenho DVD's, camisetas, action figures e outros, mas nada muito radical, nem que prejudique meu orçamento pessoal. Admiro muito quem demanda tempo, dinheiro e amor homenageando os personagens que idolatra. Já fiz cosplay e admito que gostaria de fazê-lo mais vezes, acho muito bonito e devo dizer que é muito prazeroso.

    Outra coisa bacana são as convenções de fãs, como a Star Wars Celebration ou a Star Trek Convention de Las Vegas, apenas para citar 2 exemplos.



    Nessas andanças pela internet, vê-se de tudo um pouco, mas hoje trago uma lista bem diferente, são 8 jogos que existiam apenas na fantasia, na ficção, mas graças aos mais ardorosos fãs ganharam vida, são jogados, tem regras (as vezes adaptadas) e até campeonatos. Vou listar 8 jogos que foram trazidos da ficção para a realidade, você vai se surpreender!



1 - Quidditch (Quadribol) - De "Harry Potter"

    Talvez o exemplo mais famoso de jogo saído da ficção para a realidade, o Quadribol saiu dos livros e Filmes de Harry Potter em 2005, através do Hipsters da Universidade de MiddleBury e hoje já conta com times em mais de 300 universidades em 12 países além dos EUA de acordo com a Associação Internacional de Quadribol. O atual campeão da Copa do Mundo de Quadribol vem, porque não me surpreendo, de Middlebury.

    Não satisfeitos com os números atuais, alguns estão lutando para tornar o Quadribol um esporte universitário oficial. O futuro é promissor para esses jovens malucos que correm em parques e campos universitários, com vassouras no meio das pernas e ficam atirando bolas uns nos outros. Visite a página da Associação Internacional de Quadribol e descubra mais sobre esse esporte que nasceu em Hogwarts e está tomando conta das universidades do mundo inteiro!




2 - O jogo - de "Jugger, Gladiadores do Futuro"

    David Webb Peoples, um dos roteiristas de Blade Runner, lançou na Australia em 1989 um filme de tema pós apocalíptico, no melhor estilo Mad Max, chamado The Blood of Heroes.

Neste filme, Hudger Hauer é o astro de um esporte fictício, conhecido como The Game e jogado pelos Juggers. Trata-se de duas equipes de cinco homens cada, tentando colocar um crânio canino no gol da equipe adversária em uma violentíssima batalha. Não surpreende que no filme diversos jogadores morrem durante a batalha.

Os alemães malucos que trouxeram o jogo para a realidade adaptaram as regras para que não haja mortes, assim, americanos também se inspiraram e aderiram ao esporte.

No The Jugger International Blog existem maiores informações sobre regras, fotos de campeonatos e muito mais sobre o esporte.




3 - Calvinbol - De "Calvin e Haroldo" (Calvin and Hobbes)

    Para muitos fãs de Calvin e Hobbes, de Bill Watterson, o Calvinball parecia ser um jogo perfeito. Era um jogo projetado para usar todo o potencial imaginativo e garantia diversão para todos que o jogassem, mas ao mesmo tempo parecia ser impossível de se jogar.

    Mas isso não impediu muitos maníacos de tentar jogar um jogo criado para uma criança de oito anos de idade e seu melhor amigo tigre. Este é certamente o jogo mais barato desta lista e provavelmente o mais irritantemente difícil!

    Calvinbol não tem regras, não precisa de times nem de juíz! As regras podem ser retiradas ou acrescentadas na hora! A primeira aparição do Calvinbol foi em 1990 e a única coisa que se sabe sobre a criação do esporte vem da última tira em que ele apareceu, onde uma partida de futebol "involuiu" para uma partida de Calvinbol e Calvin, no alto de sua sabedoria, soltou a máxima usada em camisetas desde então: "Um dia, todos os esportes se tornarão Calvinbol!"




4 - Piramide (Pyramid) - De "Battlestar Galactica"


    Chamado de Tríade na série clássica, o jogo Piramide é um cruzamento de baskete com handebol e é parte vital do universo de Battlestar Galactica. Assim como o basquete, ele pode ser jogado um contra um ou em equipes e o objetivo do jogo consiste em marcar pontos colocando a bola em um furo na parede de forma piramidal, entretanto, o jogo limita bastante a movimentação do jogador e não permite contato pleno.

    A falta de tecnologia futurista, facilitou a recriação do jogo fora do universo das 12 Colônias de Kobol. Pelos vídeos parece ser muito divertido.

Existe até uma Liga Colonial de Tríade, conheça clicando aqui!

Jogo da Liga Colonial


Um pouco de Tríade em "Battlestar Galactica - The Plan"




5 - Cúpula do Trovão - De "Mad Max, Além da Cúpula do Trovão"

    Há seis anos o festival Burning Man, através do Death Guild realiza o Death Guild Thunder Dome, um evento com uma cúpula baseada na cúpula do trovão (thunder dome) de Mad Max.

    No evento, diferentemente do filme, onde "dois homens entram, um homem sai", as regras foram mudadas, e dois homens (ou mulheres) entram, "batalham" pendurados em cabos elásticos batendo um no outro com bastões de borracha, se divertem e divertem quem está olhando e depois saem para beber! Tarde da noite (ou cedo na manhã) a cúpula se transforma em um clube de dança.


Cúpula do Trovão no Death Guild Burning Man 2010




6 - Skate Voador (HoverBoard) - De "De Volta Para o Futuro II"

    Para quem é da minha geração, Marty McFly foi certamente um dos protagonistas mais maneiros de todos. O cara tinha um carro da hora, se vestia de forma descolada e ainda por cima andava de skate!

    O Hoverboard sempre foi um sonho de todo bom nerd. Imagine poder andar por aí num skate que voa! O hoverboarding seria o extremo máximo de um esporte radical que tem diversas variações, entre elas o skateboarding, o snowboarding e o sandboarding.

    Para delírio de muitos nerds (eu por exemplo) existe um HoverBoard que funciona! O equipamento foi desenvolvido pelo artista francês Nils Guadagnin e consiste em um shape semelhante ao de um skate, com dois eletro-imãs na base e ao que parece, um sistema de laser que ajustam a inclinação.

    Estamos longe de atingir o dia em que teremos HoverBoards nas mãos de crianças e jovens pelas ruas, mas se um artista conseguiu desenvolver essa maravilha, imagine o que uma gigante como a Microsoft, IBM ou Apple poderia fazer...


Veja o HoverBoard de Nils Guadagnin





7 - Corrida de Pods - De "Star Wars Episódio I - A Ameaça Fantasma"

    Para os verdadeiros fãs de Star Wars, "A Ameaça Fantasma" tem diversos problemas, mas isso não vem ao caso. A Corrida de Pods quase salva o filme (eu disse quase).

    A Corrida de Pods é ímpossivel com a tecnologia atual, mas isso não impediu muitos malucos de tentar. O esforço bizarro para recriar esse radicalíssimo esporte se iniciou em 2009 e teve seu fim exatamente como você imagina (veja em 2':16").

    Infelizmente, não dá pra correr contra tipos como o Sebulba no fim-de-semana, mas esses caras deram o primeiro passo no desenvolvimento deste esporte que com certeza ganharia muitos adeptos.


Um Pod Racer de verdade ( lol )




8 - Xadrez Tri-Dimensional - De "Star Trek"

    O jogo de xadrez é considerado um dos mais difíceis de se aprender e também chamado de jogo de intelectuais, contudo, em Star Trek o Xadrez foi elevado a um novo patamar, através do Xadrez Tri-Dimensional.

    O jogo aparece diversas vezes na franquia e até serve de prova para provar a inocência de Kirk no episódio "Corte Marcial" da série clássica.

    Embora não sejam declaradas na série, regras para o jogo foram produzidas em 1976 e você pode comprar o seu no Amazon e em outros sites por uma média de 300 dólares!




Existem até aulas para quem quer dominar o jogo!




E você, qual jogo ou esporte da ficção você praticaria? Comente, compartilhe!




Nenhum comentário:

Postar um comentário