Quem sou eu

Minha foto
Um geek old school que adora criar coisas, ensinar e beber cerveja, não necessariamente nessa ordem!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Saiba mais sobre "O Hobbit"

Capa Original de "The Hobbit" - 1937
"O Hobbit" foi, de muitas maneiras, o estopim para que os mundos fantásticos criados pela imaginação de Tolkien pudessem chegar até nós. O livro, que surgiu como uma simples história para dormir contada por Tolkien para seus filhos, se tornou um grande sucesso de público e crítica quando foi lançado em 1937. Encorajado por esse êxito, Tolkien começou a escrever uma seqüência para "O Hobbit", que eventualmente se tornaria "O Senhor dos Anéis".

O protagonista do livro é o hobbit Bilbo Baggins, um dos mais respeitáveis e pacatos habitantes da Vila dos Hobbits. Bilbo, entretanto, tem sua vidinha tranqüila virada do avesso quando, certa manhã, o grande mago Gandalf aparece na soleira de sua porta. Junto com treze anões – Thorin Escudo de Carvalho e seus doze companheiros – Gandalf convoca um relutante Bilbo para uma perigosa aventura: viajar até Erebor, a Montanha Solitária no distante Leste, destruir o terrível dragão Smaug e recuperar o tesouro do Reino sob a Montanha, roubado por Smaug e que pertencera aos antepassados de Thorin.

Como romance de aventura, "O Hobbit" é fantástico – viagens por florestas tenebrosas, encontros com lobos selvagens, grandes batalhas e atos de heroísmo, tudo permeado pela evolução da personalidade de Bilbo, que se transforma de hobbit tímido em aventureiro experiente. Além disso, porém, "O Hobbit" é também prelúdio para "O Senhor dos Anéis", tanto através dos vislumbres das antigas lendas da Terra-média – Elrond, Gondolin, Moria, o Necromante – quanto através do aparecimento do Anel, o elo entre a aventura de Bilbo e os grandes eventos do final da Terceira Era. Não é à toa que o sisudo jornal londrino The Times considerou "O Hobbit" como "uma obra-prima sem retoques".

O Hobbit teve várias edições e foi publicado em diversos idiomas. Veja algumas capas:





Capa da Edição Ilustrada da Martins Fontes
HQ de O Hobbit


O Hobbit ganhou também uma versão ilustrada, lançada pelo Brasil pela Martins Fontes. O artista, David Wenzel, ilustrou toda a revista que tem mais de 130 páginas, é um espetáculo a parte.

O Hobbit em quadrinhos (Martins Fontes, 138 pág, R$ 49,80) foi cuidadosamente condensada por Charles Dixon e ilustrada por David Wenzel, tornou-se por si só um best-seller clássico.


O artista David Wenzel é aclamado por suas detalhadas versões de histórias fantásticas e folclóricas, incluindo O Hobbit.

Seus livros para crianças vão da arte medieval clássica Pier Piper a acontecimentos que conduzem à Revolução Americana no The Liberty Tree. Ele é dono de reconhecida e apreciada habilidade para criar cenários e personagens imaginativos, com aquarela e tinta acrílica.



O Filme

The Hobbit: An Unexpected Journey (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada) - 14 de dezembro de 2012

O filme, dirigido por Peter Jackson, terá um grande elenco e e teve orçamento de cerca de 400 milhões de dólares.

Os 13 anões reunidos

Na história de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, o mago Gandalf (Ian McKellen) e os 13 anões que formam sua companhia contratam Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) para uma jornada até a Montanha Solitária, onde tentarão recuperar os pertences dos anões que foram roubados pelo dragão Smaug (voz de Benedict Cumberbatch). É nessa aventura que Bilbo encontra o Um Anel que desencadeia a trilogia O Senhor dos Anéis.

James Nesbitt (Bofur), Adam Brown (Ori), Richard Armitage (Thorin Escudo-de-Carvalho), Aidan Turner (Kili), Dean O'Gorman (Fili), Graham McTavish (Dwalin), John Callen (Oin), Stephen Hunter (Bombur), Mark Hadlow (Dori), Peter Hambleton (Gloin), Ken Stott (Balin), Jed Brophy (Nori) e William Kircher (Bifur) vivem os anões da companhia. Jeffrey Thomas e Mike Mizrahi fazem os reis anões Thror e Thrain.

Peter Jackson

Cate Blanchett (Galadriel), Hugo Weaving (Elrond), Elijah Wood (Frodo), Orlando Bloom (Legolas), Andy Serkis (Sméagol), Mikael Persbrandt (o transmorfo Beorn), Sylvester McCoy (o feiticeiro Radagast, o Castanho), Lee Pace (o elfo Thranduil, rei da Floresta das Trevas e pai de Legolas), Bret McKenzie (o elfo Lindir), Stephen Fry (o prefeito de Esgaroth), Evangeline Lilly (elfa Tauriel), Barry Humphries (rei dos orcs), Luke Evans (o arqueiro Bard),Benedict Cumberbatch (Smaug), Ryan Gage e Conan Stevens também estão no elenco.

Peter Jackson dirige a partir do roteiro que ele escreveu com Fran Walsh, Philippa Boyens e Guillermo del Toro.

Há ainda um segundo filme, que se chamará The Hobbit - There and Back Again (O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez) e tem previsão de lançamento para 13 de dezembro de 2013.

O Blog do filme (The Hobbit Blog) disponibiliza um diário de produção em vídeo para os fãs acompanharem. Confira abaixo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário