Quem sou eu

Minha foto
Um geek old school que adora criar coisas, ensinar e beber cerveja, não necessariamente nessa ordem!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Games como Forma de Arte

Para nós, gamers e game developers, os jogos sempre foram uma forma de arte (bem, ao menos pra mim sempre). Apesar das discordâncias e controvérsias que os jogos podem gerar ( e geram), na maioria das vezes por causa dos jogos mais violentos que, segundo alguns, podem refletir violência no comportamento dos jogadores, muitas pessoas consideram os games uma forma de arte sim.

Mas a partir de agora pelo menos nos EUA isso é verdade legalmente falando. É que a National Endowment for the Arts, que é uma organização governamental Americana que patrocina artistas para criação de arte que ‘beneficie o público’. A organização aprovou uma mudança na lei que classifica as categorias de arte, criando a categoria chamada “The Arts in Media“, que passou a englobar não só formas de arte em rádio e TV como também em meios eletrônicos.

O que isso quer dizer, basicamente, é que um desenvolvedor de jogos pode agora fazer um pedido para a NEA e, se for aprovado, receber apoio financeiro do governo para criar o seu jogo. Caso ele receba esse apoio, no entanto, não poderá vendê-lo, o jogo terá de ser distribuído gratuitamente. O valor máximo para o patrocínio é de US$ 200 mil dólares. Espero ansiosamente o dia em que esse tipo de notícia fale do Brasil.

Vi essa notícia no TecnoBlog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário